Qual história desejamos construir? PROPLAN inicia rota de visitas e reuniões aos Centros

Depois de um longo processo para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, o ano de 2016 nos direciona a um novo desafio – o de envolver novamente toda a comunidade acadêmica para a execução dos anseios do principal instrumento norteador da Universidade. Para isso, entre os dias 18 e 21 de julho de 2016, a equipe da PROPLAN iniciou pelo segundo ano consecutivo a rota de visitas aos campi da Uema. Estiveram presentes parte da equipe da PROPLAN, composta pelo Pro-Reitor Roberto Serra, o diretor de Planejamento Institucional – Mauro Carozzo, o Coordenador de Orçamento – José Ribamar Soares, os assessores técnicos – José Oscar de Melo Pereira, Maysa Barbosa, Milena Mourão e Paulo Ronchi, os representes do NTI – Jorge Heleno Baldez e Vanessa Memória; e a estagiária em Administração Elisa Rabelo.

A principal finalidade destes encontros foi apresentar o modelo de Gestão Estratégica da Universidade além de explanar os direcionamentos para execução dos objetivos contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), bem como realizar oficinas de treinamentos e levantamento do aparelhamento tecnológico. Foram visitados neste primeiro ciclo, os seguintes Centros: Centros de Estudos Superiores de Barra do Corda (CESBAC), Grajaú (CESGRA), Balsas (CESBA), São João dos Patos (CESJOP), Colinas (CESCO) e Presidente Dutra (CESPD).

As reuniões foram bastante proveitosas, além de terem sido sanadas dúvidas dos presentes, surgiram novas ideias e propostas de melhorias a partir das sugestões do público. As próximas reuniões serão feitas em Imperatriz e Açailândia, maiores detalhes das visitas poderão ser visto neste site. É importante disseminarmos o entendimento de que não bastará termos o PDI impresso, ou apenas que conheçam a sua importância, devemos criar os caminhos para que consigamos alcançar os objetivos e sonhos que ali estão contidos. Teremos desafios e contingências, mas nesse processo nos conheceremos cada vez melhor, dessa forma é imprescindível que todos entendam o seu papel, dos gestores aos técnicos, dos alunos aos professores – de como podem contribuir a transformar o nosso ambiente universitário. Destarte é essencial entendermos que somente atingiremos o que almejamos para o futuro com esse engajamento coletivo.

Fotos dos Encontros:
[Barra do Corda]