O PRÊMIO: Critérios e Categorias

Prêmio

Prêmio de Mérito em Planejamento Institucional – Prof. Amaro José Theodoro premia, anualmente, as Unidades Estratégicas e Táticas que se destacaram no processo de desenvolvimento institucional na utilização da ferramenta de planejamento, adotada pela Uema: o Plano de Gestão Anual – PGA.

O PGA é um recorte estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional, que promove, anualmente, o aperfeiçoamento da gestão, por meio do alinhamento institucional em torno dos objetivos estratégicos estabelecidos no PDI.

A Premiação ocorre no Simpósio de Planejamento Institucional, desde o ano de 2018, evento sediado todo ano pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – PROPLAD.

 

Para avaliação do Prêmio são utilizados os seguintes CRITÉRIOS:

  1. Quantidade de planos realizados X planos executados X resultados alcançados;
  2. Participação em eventos ligados ao desenvolvimento do Planejamento Institucional;
  3. Participação e envolvimento de professores, servidores, alunos e comunidade na elaboração do PGA;
  4. Desenvolvimento e consistência do PGA e o seu alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional;
  5. Feedback e agilidade no retorno das informações solicitadas;
  6. Perspectivas sobre Sociedade, Competência, Academia e Gestão, contempladas no PGA.

 

O Prêmio possui 6 CATEGORIAS, estabelecidas de acordo com os critérios:

  •  I – PGA perspectivas: Avaliam-se os PGAs elaborados que contemplam as quatro perspectivas estabelecidas no PDI. Analisam-se, ainda, se estão em conformidade com os Objetivos Estratégicos estabelecidos para cada perspectiva;
  • II – PGA sustentável: Indica que os PGAs submetidos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • III – PGA legitimado: Considera o quanto o PGA representa os anseios e desejos da comunidade universitária e sociedade civil organizada. Bem como os meios utilizados para garantir a participação das partes interessadas no processo de concepção e elaboração do planejamento;
  • IV- PGA eficaz: Analisa a execução dos PGAs e os resultados alcançados;
  • V – PGA inovador: Analisa a capacidade de transformação, contribuição, alcance, exequibilidade do PGA;
  • VI – Desenvolvedor Institucional: Visa reconhecer gestores, servidores técnico-administrativos que obtiveram bom desempenho na implementação de ações que promoveram melhorias no desenvolvimento institucional. Além de transformações no contexto econômico e social. Bem como, realização de ações voltadas para políticas de sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação.