O que é?
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento que traça o perfil da instituição de ensino, considerando sua missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades que desenvolve e pretende desenvolver para alcançar seus objetivos e metas para um período de cinco anos.
- É o documento em que se definem a missão e as estratégias da Instituição para atingir suas metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos.
- Contempla o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações da Instituição, observando coerência entre as diversas ações, manutenção de padrões de qualidade e o orçamento.
- Deve apresentar um quadro-resumo contendo os principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura (após a vigência do PDI).
- Deve estar intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento autoavaliativo quanto externo.
O PDI está previsto no Decreto n° 5773/2006, sendo um dos requisitos obrigatórios para avaliação de cursos superiores.
Para que serve o PDI?
- melhorar os processos e dar efetividade aos resultados;
- adequar as ofertas de serviço e atividades existentes;
- poder vincular as ações programadas com o orçamento;
- atender exigências do MEC/SINAES.
Como participo?
- Frequentando seminários e workshops organizados pela Comissão Executiva para divulgação do processo e intercâmbio de ideias com diversos setores da comunidade;
- Utilizando o canal de comunicação com Comissão Executiva, as Comissões Temáticas e a comunidade interna, através de: e-mail institucional (pdi@uema.br), site (www.uema.br/pdi), fóruns;
- Respondendo enquetes e questionários publicados no site para contribuir na construção do PDI.
Quem pode participar?
A elaboração requer a participação de todos os setores da comunidade, pois o mesmo representa a formalização das expectativas e anseios que os participantes do processo de construção de conhecimento têm para com a Instituição.
O que é obrigatório no PDI?
De acordo com o art. 16 do Decreto nº 5.773/2006, o Plano de Desenvolvimento Institucional deverá observar os seguintes elementos:
- missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso;
- projeto pedagógico institucinal (PPI);
- cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos;
- organização didático-pedagógica da instituição;
- perfil do corpo docente;
- organização administrativa da instituição;
- infraestrutura física e instalações acadêmicas;
- oferta de educação a distância, sua abrangência e polos de apoio presencial;
- oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado;
demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.
O que é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI)?
É um instrumento teórico-metodológico que define a política educacional para a Instituição, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. O PPI faz parte do PDI, previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006.
O conteúdo do PPI abrange: a) a apresentação, b) o histórico da IES, c) o cenário e concepções atuais contemplando entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios, as metodologias e compromisso da IES, d) o perfil do docente, e) o perfil do egresso, f) as políticas e diretrizes da IES e a g) bibliografia.
A construção do PPI é obrigatória pela Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Decreto n.º 5.773, de 09 de Maio de 2006, criou a articulação entre o PPI e o PDI, visto ser o PPI um dos elementos do próprio PDI. Estes instrumentos, estão diretamente associados com as avaliações de cursos e processos de reconhecimento e credenciamento. Pode-se dizer que o PPI é um documento central que estabelece as políticas para tornar o acadêmico fiel à filosofia da IES. Enquanto que o PDI é instrumento de “alavancagem” institucional que deve estabelecer as ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI.
O que faz a Comissão Executiva?
- Coordena e orienta os trabalhos de construção e discussão do PDI, pautados nos documentos norteadores constantes do modelo de elaboração do PDI proposto, da metodologia, da legislação, e de outros instrumentos;
- Elabora e divulga amplamente o cronograma geral das atividades do processo de discussão e construção do PDI junto a toda a Comunidade Acadêmica, convocando-a para a construção;
- Cria estratégias, métodos e instrumentos que garantam uma maior participação da comunidade em todas as instâncias do processo de discussão, construção e aprovação do PDI;
- Solicita e recebe propostas e sugestões das Pró-Reitorias e dos Centros de Ciências e Estudos no cronograma geral das atividades;
- Realiza análises e consolida propostas apresentadas pela Comunidade Acadêmica.
- Elabora as diretrizes estratégicas e submete a consulta da comunidade acadêmica;
- Compatibiliza as propostas apresentadas para as comissões temáticas;
- Elabora o documento 1ª (primeira) versão do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e submete a sugestões da comunidade;
- Recebe as avaliações do documento 1ª (primeira) versão do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e procede os ajustes necessários;
- Elabora a versão final do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e encaminha para aprovação dos Conselhos Superiores.
O que fazem as Comissões Temáticas?
- Coordenam e orientam os trabalhos de construção e discussão do seu eixo temático do PDI, pautados nos documentos norteadores constantes do modelo de elaboração do PDI proposto, da metodologia, da legislação, e de outros instrumentos;
- Elaboram e divulga amplamente o cronograma geral das atividades do processo de discussão e construção do seu eixo temático junto a toda a Comunidade Acadêmica, convocando-a para a contribuições;
- Criam estratégias, métodos e instrumentos que garantam uma maior participação da comunidade em todas as instâncias do processo de discussão, construção e aprovação do seu respectivo eixo temático;
- Solicitam e recebem propostas e sugestões das Pró-Reitorias e dos Centros de Ciências e Estudos no cronograma geral das atividades;
- Realizam análises e consolidam propostas apresentadas pela Comunidade Acadêmica.
- Elaboram o documento 1ª (primeira) versão do seu Eixo Temático e envia para a Comissão Executiva;
- Recebem as avaliações do documento 1ª (primeira) versão do seu Eixo Temático e procedem aos ajustes necessários;
- Elaboram a versão Final do seu Eixo Temático e submetem à Comissão Executiva.
O que faz a Comissão Avaliativa?
- Avaliar os trabalhos de construção e discussão do PDI;
- Avaliar e aprovar elementos estratégicos: missão, visão, valores e diretrizes;
- Avaliar e aprovar o documento 1ª (primeira) versão do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;
- Avaliar e aprovar a versão final do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e encaminhá-lo para aprovação do CONSUN;
- Deliberar e dirimir sobre casos omissos que não constam nos documentos.