O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual do Maranhão que ora apresentamos à comunidade acadêmica e à sociedade é o instrumento de planejamento e gestão que norteará as ações da Instituição para os próximos cinco anos, compreendendo o período de 2016 a 2020.
O documento organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento é resultado direto do esforço integrado dos diversos segmentos que compõem a Uema, refletindo a capacidade crítica da comunidade acadêmica para a evolução do conjunto institucional. O PDI foi concebido coletivamente com a participação da comunidade acadêmica e da sociedade. O seu processo de formulação obedeceu rigorosamente aos princípios da abertura e da democracia, tendo sido construído com amplo e irrestrito envolvimento por todos que fazem desejaram contribuir com os novos rumos da Universidade.
Trata-se do mais importante instrumento de planejamento acadêmico e administrativo para o reposicionamento e avanço da Universidade em relação aos seus objetivos. O PDI expressa em detalhes o sentimento e o caminho que se pretende trilhar na busca de uma Uema cada vez melhor. Não se trata de um documento estático, as atualizações e contribuições serão sempre bem-vindas no decorrer da sua execução, visando a melhoria do seu conteúdo e redirecionamento de ações, quando necessário.
O PDI identifica a Instituição, no que diz respeito à missão a que se propõe, à sua filosofia de trabalho, às bases pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou que pretende desenvolver. Nele são apresentadas as diretrizes para as atividades-fim (o ensino, a pesquisa e a extensão), as atividades-meio (as pessoas, os recursos materiais, a modernização administrativa e as relações interinstitucionais), assim como os requisitos indispensáveis para atingir tais diretrizes e cumprimento da missão.
Os compromissos e decisões impressas nesse Plano de Desenvolvimento Institucional passam a partir de agora a nortear e inspirar o melhor das nossas competências. Sigamos todos juntos e comissionados para “produzir e difundir conhecimento orientado para a cidadania e formação profissional, por meio do ensino, pesquisa e extensão, priorizando o desenvolvimento do Maranhão”. Haveremos de “ser uma instituição de referência na formação acadêmica, na produção de ciência, tecnologia e inovação, integrada com a sociedade e transformadora dos contextos em que se insere”.
Clique aqui e acesse o documento