Carregando eventos

« Todos os eventos

• Este evento já ocorreu.

Simpósio de Planejamento Institucional

15 15UTC junho 15UTC 2015 - 16 16UTC junho 16UTC 2015

[solicita_certificado]

A Universidade Estadual do Maranhão demarca o amplo processo de revisão e atualização do seu Plano de Desenvolvimento Institucional com a realização de um primeiro Simpósio de Planejamento, cuja abordagem circunda o “Ser Universidade no século XXI: Horizontes e desafios para uma nova UEMA”.

O que somos e onde estamos cedem espaço para um amplo e democrático processo reflexivo sobre o que queremos ser e para onde vamos nos próximos anos. Erguem-se dessa maneira, as bases para (re)significações com vistas a (re)construção de uma UEMA mais forte e consolidada, alinhada às expectativas do Maranhão de todos nós.

O ineditismo desse articulado encontro de anseios entre a comunidade universitária e a sociedade civil, tende a alçar e reposicionar a Universidade do povo do Maranhão a patamares acadêmicos mais elevados e compatíveis com a sua relevância sócio-política. Esse vislumbre é possível graças a sinergia de forças gerada nesse amplo e irrestrito processo de construção coletiva.

Pela Uema de todos nós, todos juntos!

Dia 15 de junho
Horário Palestra / Painel Participação
18h00 Credenciamento
19h00 Solenidade de abertura
19h45 Palestra de Abertura: “Por uma Universidade inovadora” Ozires Silva: Fundador e ex-Presidente da Embraer; ex-Presidente da Petrobrás; ex-Ministro de Estado; e atual Reitor da Universidade Unimonte – SP.
21h00 Coquetel de Encerramento
Dia 16 de junho
Horário Palestra / Painel Participação
09h00 Painel 1: Interconexões: Universidade – Estado – Sociedade Dácio Roberto Matheus: Doutor em Ciências Biológicas pela UNESP. Vice-reitor da Universidade Federal do ABC – UFABC e ex-Diretor Geral do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais – DEPRN/SP.
Pedro Melo: Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária-INPEAU/UFSC.
Felipe Macedo de Holanda: Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – Imesc e ex-Presidente do Conselho Regional de Economia – MA.
11h00 Coffee-Break
11h20 Grupos de discussão: Filosofia Institucional (Missão, Visão e Valores) Comunidade Acadêmica da UEMA e Sociedade Civil representada
12h20 Almoço
14h00 Grupos de discussão: Análise dos Ambientes Interno e Externo Comunidade Acadêmica da UEMA e Sociedade Civil representada
15h00 Coffee-Break
15h20 Painel 2: (Re)significações para a (Re)construção da Universidade Pública no século XXI Wrana Maria Panizzi: Ex-Reitora da UFRGS por dois mandatos; Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico; e ex-Presidente do Conselho Universitário Iberoamericano-CUIB.
Claudio Rama: Assessor do Conselho de Educação Superior do Governo do Equador e Prêmio Nacional de Literatura do Uruguai pela obra Universidad latinoamericana en la encrucijada de sus tendências.
Gustavo Pereira da Costa: Reitor da Universidade Estadual do Maranhão e Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado – TCE.
18h00 Encerramento
Claudio Rama
Claudio Rama Vitale: Doutor em Ciências da Educação; Diretor do Centro de Estudos e Educação Superior da Faculdad de Educación da Univerdisad de la Empresa (UDE);Assessor do Conselho de Educação Superior do Equador; PrêmioNacional de Literatura do Uruguai pela obra Universidad latinoamericana en la encrucijada de sus tendências.
Felipe Macedo de Holanda: Doutorando em Políticas Públicas pela UFMA. Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – Imesc e ex-Presidente do Conselho Regional de Economia – MA.
Gustavo Pereira da Costa: Doutor em Administração pela Ebape/FGV. Pesquisador integrante no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Administração Brasileira – ABRAS, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Vice-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) (2007 a 2010 e 2011 a 2014). Atualmente é Reitor da Universidade Estadual do Maranhão.
Ozires Silva
Ozires Silva: Fundador e Ex-presidente da Embraer, Ex-presidente da Petrobrás, Ex-ministro da Infraestrutura e atual Reitor da Universidade Unimonte de São Paulo.
Pedro Antonio de Melo - Foto
Pedro Antônio de Melo: Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina, e pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe IESALC, da Unesco. É Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación HAME (2012). Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária-INPEAU/UFSC.
Wrana Panizzi
Wrana Maria Panizzi: Doutora em Ciências Sociais e Urbanismo, Ex-Reitora da UFRGS por dois mandatos, Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, Ex-Presidente do Conselho Universitário Iberoamericano-CUIB; Pesquisadora e Consultora do CNPq.

15 15UTC junho 15UTC 2015
Final: