Glossário

Missão – Consiste na razão de existência da instituição e na delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar.

  • Produzir e difundir conhecimento, orientado para cidadania e formação profissional, comprometido com o desenvolvimento sustentável.

 

Visão  Descrição do futuro desejado para a instituição, aquilo que quer se tornar.

  • Ser uma Instituição socialmente reconhecida pela formação acadêmica, produção de ciência, tecnologia e inovação, comprometida com a sustentabilidade e a internacionalização.

 

Valores – Princípios e atitudes que orientam todas as posturas e decisões da Instituição.

  • Autonomia – Democracia – Diversidade – Ética – Inclusão – Sustentabilidade – Transparência

 

Objetivos estratégicos – Tradução da Visão em resultados que a organização pretende alcançar; enunciados como alvos bastante precisos, focalizam indicadores de desempenho que permitam medir os resultados da Instituição; contêm indicadores, metas e prazos.

  • Melhorar a qualificação da Uema no índice Geral de Cursos (IGC), de modo a obter a segunda melhor nota no IGC do Maranhão, até 2025.

 

Diretrizes Estratégicas – Cursos (direção) de ação para o futuro da Instituição; caminhos para realizar a Visão e os objetivos estratégicos; contemplam a relação da instituição com o ambiente, e são resultado do diagnóstico estratégico.

  • Defender a Uema como Universidade pública, gratuita, autônoma e essencial para o desenvolvimento do Estado do Maranhão.

 

Políticas Institucionais – Diretrizes gerais, alinhadas estrategicamente, que expressam os parâmetros dentro dos quais as ações da Instituição e de seus integrantes devem se desenvolver, no cumprimento da missão para o alcance da visão.

 

Projetos estratégicos – São um conjunto de esforços temporários, com início e fim programados, que visam incorporar novas competências (serviços, produtos ou resultados) essenciais para atender integralmente os objetivos e diretrizes estratégicas (sintetizam as prioridades da instituição).

  • Atrair e valorizar docentes que colaboram com o desenvolvimento da ciência, no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e da gestão.

 

Objetivos táticos – Resultados que uma unidade da organização pretende atingir; consistentes com os objetivos e diretrizes estratégicas; enunciados como alvos bastante precisos, focalizam indicadores de desempenho que permitam medir os resultados; reúne indicadores, metas e prazos.

Tomando como referência a Pró-Reitoria de Graduação – PROG

  • Melhorar o Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos de graduação, de modo que, até 2025, o CPC médio dos cursos de graduação seja igual ou superior a 3,5.

 

Indicadores – São métricas que quantificam o desempenho da Instituição; aquilo que é mensurado pela Instituição ou por organizações externas (CAPES, MEC, CEE).

  • CPC médio (média dos CPC)
  • Índice de Qualificação do Corpo Docente

 

Metas – São um marco, um limite definido para cada indicador; um desafio, algo que se pode realizar, uma etapa a ser alcançada dentro de um objetivo, num determinado período.

  • CPC médio dos cursos de graduação 3.5, até 2025.

 

Planos de ação – Metodologia utilizada para identificar, organizar e controlar as ações necessárias para o atingimento de um ou mais objetivos pretendidos; define responsáveis, recursos e prazos (5W2H); aplica-se a novos projetos/programas, melhoria de processos e resolução de problemas.

  • Programa de formação docente: tecnologias e educação.