Carregando eventos

« Todos os eventos

  • Este evento já ocorreu.

II SIMPÓSIO DE PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

20 20UTC junho 20UTC 2016 - 21 21UTC junho 21UTC 2016

“GESTÃO ESTRATÉGICA ALINHADA AO PDI”

A Universidade Estadual do Maranhão demarca por ocasião do II Simpósio de Planejamento Institucional, os contornos da sua gestão estratégica em alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento a partir de então publicitado é resultado de um amplo, democrático e irrestrito encontro de ideias da comunidade universitária e da sociedade com vistas ao reposicionamento da Universidade do povo do Maranhão a patamares acadêmicos mais elevados e compatíveis com a sua relevância sócio-política.

O PDI identifica a UEMA, no que diz respeito à sua missão, filosofia de trabalho, bases pedagógicas que orientam suas ações, estrutura organizacional e atividades acadêmicas desenvolvidas ou por desenvolver. Nele são apresentadas as diretrizes para as atividades-fim (o ensino, a pesquisa e a extensão), as atividades-meio (as pessoas, os recursos materiais, a modernização administrativa e as relações interinstitucionais), assim como os requisitos indispensáveis para atingir tais diretrizes e cumprimento dos objetivos.

Em sua segunda edição, o Simpósio de Planejamento Institucional acentuará aspectos decorrentes do processo de construção de um modelo próprio de governança estratégica universitária. Por sua identidade como organização pública e como vetor para o desenvolvimento do Maranhão, a Uema percorrerá seu Plano de Gestão Anual (PGA) e consolidará suas bases para a gestão profissional de projetos, a partir dos quais serão conciliados seus recursos e enquadramento no Plano Plurianual do Estado.

 

Dia 20 de junho (segunda-feira)

Horário

Atividade

Participação

08h30 – 09h00

Credenciamento

09h00 – 09h15

ABERTURA OFICIAL: Lançamento do PDI Flávio Dino de Castro e Costa: Governador do Estado do MaranhãoGustavo Pereira da Costa: Reitor da Universidade Estadual do Maranhão

09h15 – 10h15

Palestra: A UEMA como Vetor de Desenvolvimento para o Maranhão Flávio Dino de Castro e Costa: Governador do Estado do Maranhão

10h15 – 10h30

Coffee Break

10h30 – 11h45 Palestra: Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações Públicas Márcio Bastos Medeiros: Analista de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desde 1998. Atualmente Subsecretário de Estado do Orçamento do Governo do Espírito Santo.

11h45 – 13h00

Palestra: O PPA como Instrumento Estratégico de Desenvolvimento do Estado do Maranhão Cynthia Celina de Carvalho Mota Lima: Secretária de Estado de Planejamento e Orçamento

13h00 – 14h30

Brunch

14h30 – 15h30

Palestra: Gestão de Projetos alinhada ao Desenvolvimento Institucional Adilson Pize: CEO da Excellence Gestão Empresarial, consultor e professor convidado de diversos cursos de MBA e Pós-Graduação em renomadas Instituições do Brasil.

15h30 – 16h30

Palestra: Construindo um Modelo de Gestão Estratégica Universitária  Antonio Roberto Coelho Serra: Pró-Reitor de Planejamento da UEMA

16h30 – 16h45

Coffee Break

16h45 – 18h00

Palestra: O PDI como Instrumento Estratégico de Desenvolvimento da UEMA Gustavo Pereira da Costa: Reitor da Universidade Estadual do Maranhão

Dia 21 de junho (terça-feira)

08h00 – 09h45

Minicurso: Gestão de Projetos Adilson Pize: CEO da Excellence Gestão Empresarial, consultor e professor convidado de diversos cursos de MBA e Pós-Graduação em renomadas Instituições do Brasil.

09h45 – 10h00

Coffee Break

10h00 – 12h00

Minicurso: Gestão de Projetos Adilson Pize: CEO da Excellence Gestão Empresarial, consultor e professor convidado de diversos cursos de MBA e Pós-Graduação em renomadas Instituições do Brasil.

12h00 –13h30

Brunch

13h30 –14h00

Exposição: PDI em Ação Equipe Pró-Reitoria de Planejamento/UEMA

14h00– 16h45

Oficina: Plano de Gestão Anual – PGA Equipe Pró-Reitoria de Planejamento/UEMA

16h45 – 17h00

Coffee Break

17h00 –18h00

Exposição: Construção da proposta orçamentária da Uema para 2017 Equipe Pró-Reitoria de Planejamento/UEMA
Márcio Bastos Medeiros: Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2011), graduado em Ciências Navais com habilitação em Administração de Sistemas pela Escola Naval (1995), especialização em Administração pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (1996). Analista da carreira de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desde 1998. Atualmente exerce o cargo de Subsecretário de Estado de Orçamento do Governo do Espírito Santo.
Adilson Pize: Graduado em Processamento de Dados e Pós-Graduado em Qualidade Total e Reengenharia de Processos, possui as certificações PMP, CBPP, CSM e ITIL Foundations. Formado no programa internacional de capacitação em liderança “PMI Leadership Institute Master Class”. CEO da Excellence Gestão Empresarial, consultor, palestrante e professor.
Cyntia Celina de Carvalho Mota: Graduada em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (ISAN – FGV). Professora universitária. Foi Diretora do Departamento de Contabilidade da Contadoria Geral do Estado da Secretaria da Fazenda do Maranhão. Atualmente é Secretária de Estado do Planejamento e Orçamento.
Flávio Dino
Flávio Dino: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1990) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco(2001). Juiz federal, professor universitário e atual Governador do estado do Maranhão, filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Gustavo Pereira da Costa: Doutor em Administração pela Ebape/FGV. Pesquisador integrante no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Administração Brasileira – ABRAS, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Vice-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) (2007 a 2010 e 2011 a 2014). Atualmente é Reitor da Universidade Estadual do Maranhão.
Antonio Roberto Coelho Serra - Foto
Antonio Roberto Coelho Serra: Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Pós-doutorado pela Open University do Reino Unido. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitor de Planejamento da UEMA.

Detalhes

Início:
20 20UTC junho 20UTC 2016
Final:
21 21UTC junho 21UTC 2016

Local

Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UEMA
Rua da Estrela, 472, Centro, São Luís, Maranhão Brazil
+ Google Map