UEMA realiza 5º Simpósio de Planejamento Institucional

DSC_0060

Com o tema “Crises e oportunidades: a trajetória estratégica da UEMA”, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), realizou na última sexta (05/07), o 5º Simpósio de Planejamento Institucional. O evento tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento gerencial dos gestores da UEMA, a fim de promover o cumprimento das metas e objetivos contidos nos Plano de desenvolvimento institucional (PDI) e Plano de Gestão Anual (PGA).

Neste ano, a pauta temática do simpósio enfocou na trajetória estratégica traçada pela UEMA, no balanço do planejamento do plano de gestão anual (2017-2018) e NBA elaboração do PGA (2019-2020).  O simpósio tem sido a referência da UEMA no que diz respeito ao planejamento institucional, que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2015.

“Não há como conceber um futuro desejável sem uma reflexão das nossas condições no momento. Por isso, toda a agenda foi pensada de maneira que ao sairmos daqui tenhamos uma consciência sobre a realidade da nossa universidade, capaz de nos fazer agir estrategicamente em direção desses resultados que tanto esperamos”, afirmou o Pró-reitor de Planejamento e Administração, Antônio Roberto Serra. O Pró-reitor ministrou a palestra “A trajetória estratégica da UEMA em seu ambiente discricionário”.

Durante toda a manhã foram realizadas palestras que tiveram como tema o “PGA como ferramenta de planejamento da IES”, “Balanço do PGA 2017/2018 e novas diretrizes para o PGA 2019/2020”e “Resultados e discussões sobre o relatório de Autoavaliação Institucional 2019”.

DSC_0019Na parte da tarde, cada Pró-reitoria apresentou as novas diretrizes para a melhoria da qualidade do Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. O reitor Gustavo Costa ministrou a palestra “Crises e Oportunidades para um novo ciclo de gestão”.

“Importante destacar que o tema escolhido fazendo um resgate da trajetória estratégica da Uema é uma forma de criar um contexto apropriado necessário para que esse trabalho se desenvolva, compreendendo que temos dificuldades no momento impostos por essa crise econômica que assola o país, mas que não podemos a par disso abdicar da nossa tarefa primordial de pensar no desenvolvimento do Estado do Maranhão, inserir a Universidade nesse contexto e posicionar a nossa missão dentro das nossas prioridades internas e, também, visando atender um maior número possível de demandas que a sociedade maranhense nos coloca. Então, um evento que tem uma importância capital, estratégica, porque nós inauguramos com o Simpósio a temporada de planejamento, que vai ser feita com uma ampla participação, como todos os anos. Um processo metodologicamente bem conduzido e que, ao final, certamente vai produzir quais são os objetivos que a Uema haverá de perseguir no próximo ano e nos próximos anos. Acredito fortemente na importância do planejamento estratégico e naquilo que ele representa para uma Instituição do porte da Uema e com as pretensões dessa Instituição”, destacou o reitor.

O momento finalizou com o Prêmio “Amaro José Theodoro”, que vem premiar unidades estratégicas e táticas que se destacaram no processo de desenvolvimento institucional e do Plano de Gestão Anual – PGA da UEMA, no período de 2018. A premiação contou com cinco categorias: Perspectivas; Alinhado; Legitimado; Eficaz; e Desenvolvedor Institucional.

Mosaico

Por Polyana Bittencourt e Paula Lima