UEMA dá início à elaboração do PDI para os próximos cinco anos

Sem título

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), realiza, hoje (06), o lançamento do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2021 – 2025. O lançamento foi feito pelo reitor Gustavo Costa em vídeo institucional publicado nos canais oficiais da Universidade.

Nele, o reitor enfatizou a importância do envolvimento não somente dos discentes, docentes e técnico-administrativos, como também de toda sociedade no processo de elaboração do PDI. O PDI é o principal instrumento de planejamento e gestão da Universidade para traçar os caminhos a serem percorridos na construção de sua filosofia de trabalho; da missão a que se propõe; das diretrizes pedagógicas que orientam suas ações; da sua estrutura organizacional; e das atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver nos próximos cinco anos.

“O PDI é resultado da discussão coletiva e nele será refletida a realidade e os anseios da comunidade acadêmica e da sociedade”, explicou Gustavo Costa.

Ainda de acordo com o reitor, a Universidade e a Sociedade podem construir um diagnóstico e proposições, baseando-se em evidências e cenários factíveis na identificação de objetivos estratégicos para a Uema, a serem desenvolvidos entre os anos de 2021 a 2025 . Espera-se, como resultado, que o documento sintetize as expectativas da comunidade acadêmica e da sociedade e que, por meio dele, ocorra um pacto institucional de busca pela excelência em todas as suas áreas de atuação.

“Somos passageiros na Uema, temos que desenvolver uma programação para o futuro, com ações exequíveis e congruentes com a realidade, levando em consideração a conjuntura político-econômica atual, sequelada por uma nova realidade: o mundo pós-pandêmico. Contamos com o comprometimento e apoio de todos para juntos construirmos uma Universidade pública, de qualidade, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada no Estado do Maranhão”, frisou o Pró-Reitor de Planejamento e Administração da Uema, Roberto Serra.

A metodologia do processo de elaboração do novo PDI, obedecendo as possibilidades remotas do “novo normal”, será integralmente virtualizada e participativa. Durante a etapa de Diagnóstico Institucional, o público participará de enquetes on-line, com perguntas objetivas e identificação anônima. Nos próximos dias, será publicada a primeira enquete, cujo tema “Filosofia Institucional da Uema” investigará a percepção do público em relação aos elementos que constituem a Missão, Visão e Valores da Universidade.

Acesse nosso site www.pdi.uema.br para mais informações ou dúvidas sobre como participar, etapas, glossário dos principais termos, finalidades, referenciais, princípios para elaboração e construção do planejamento estratégico e atores responsáveis.