Confira as atividades desenvolvidas pelas Comissões Temáticas nesta segunda fase de construção do PDI

As Comissões Temáticas, nomeadas oficialmente no final de março, vêm cumprindo, desde então, um intenso cronograma de reuniões e atividades, com o intuito de construir, de forma participativa e democrática, os eixos temáticos que deverão compor o PDI 2021-2025.

Os encontros, que em virtude dos protocolos sanitários para contenção da Covid-19, têm ocorrido virtualmente pela Plataforma Institucional Teams, e neles, os membros das Comissões reúnem-se com Gestores das mais diversas unidades administrativas, com membros da Comissão Executiva e com Diretores de Centro da Capital e do Continente. Ao todo, foram registradas 120 reuniões, dentre as quais contaram com 278 participantes.

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Uma outra agenda paralela a esta ocorre com a Comissão Executiva que, dentre outras atribuições, dedica-se nesta etapa de elaboração, a coordenar, a instruir e a acompanhar as atividades desenvolvidas por cada uma das 8 Comissões Temáticas. Para isso, reúnem-se, semanalmente, com 4 Comissões, podendo ocorrer outros encontros virtuais, a depender da demanda.

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De modo geral, as Comissões Temáticas dispõem de alguns recursos para consulta das opiniões, conhecimentos e expectativas da comunidade acadêmica e da sociedade; para isso, elaboram formulários, enquetes e encontros virtuais pelo Teams; enviam comunicações internas aos gestores pelo SigUema e pelo E-mail Institucional; e disponibilizam informações no site oficial do PDI.

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Estas ferramentas são essenciais na ampla participação do processo de construção deste PDI, sobretudo, no contexto pandêmico, uma vez que os encontros presenciais se tornaram inviáveis. Por meio delas, torna-se possível democratizar a discussão acerca de temas e políticas concernentes a cada eixo, como exemplo: sustentabilidade ambiental e financeira, infraestrutura e instalações, políticas de atendimento ao discente e oferta de novos cursos; temas que fazem parte do interesse público e necessitam da interação com os ideais coletivos, para que assim, seja formalizado e contemplado em um único documento responsável por conduzir a gestão da Uema nos próximos 5 anos.

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Para o Presidente da Comissão Executiva, Prof. Roberto Serra, “o PDI é um documento extremamente democrático, pois é escrito por várias mãos, e caberá a cada gestor a responsabilidade de oferecer a melhor contribuição possível para que sua Unidade aufira as vantagens de ter seus pleitos considerados e reconhecidos pelos públicos de interesse, uma vez que o PDI será um documento de conhecimento público e de ampla divulgação”.

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A Prof.ª Marília Martins, Presidente da Comissão Temática Política de Apoio ao Discente, relata que a construção coletiva do PDI “constitui-se como uma ferramenta ideal para a consolidação de uma universidade cada vez mais democrática e inclusiva.” Para ela, “não resta dúvida que este esforço coletivo resultará no estabelecimento de um plano de ação assertivo e eficiente”.

Sobre a dinâmica dos trabalhos desenvolvidos pelas Comissões, a Presidente da Comissão Corpo Docente e Técnico-Administrativo, Núbia Bezerra, relata que a condução dos trabalhos “acontece de forma tranquila e participativa. Fazemos um plano com distribuição de atividades, prazos e reuniões”. E completa: “Estamos felizes na entrega do que nos foi proposto. Agora é buscar os resultados. O PDI é nosso!”

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