Começa a temporada para preenchimento do Balanço do PGA 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) dá início a uma etapa fundamental no seu planejamento tático e estratégico, o Balanço do Plano de Gestão Anual 2024. O PGA, principal instrumento de execução anual das diretrizes estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), reúne unidades estratégicas e táticas em um esforço conjunto para traçar metas e estratégias.

Desempenhando um papel crucial, o PGA incorpora não apenas as diretrizes do PDI, mas também os resultados da Avaliação da Graduação (AVALGRAD), a Autoavaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação, e avaliações do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Ministério da Educação (MEC). A instituição busca constantemente alinhar suas práticas às melhores práticas educacionais.

O prazo para o preenchimento do Balanço do Plano de Gestão Anual teve início hoje, 18 de janeiro, e se estenderá até o dia 02 de fevereiro. Gestores são convocados a participar ativamente desse processo, contribuindo para uma análise abrangente das potencialidades e fragilidades institucionais.

O principal objetivo do PGA é proporcionar uma análise criteriosa, servindo como base para a elaboração de planos e tomada de decisões que visam a contínua melhoria da qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão no âmbito acadêmico. Além disso, o plano reforça o compromisso social da Uema como uma instituição pública e gratuita, orientada por seus objetivos e valores.

O reitor da Uema, Walter Canales, destaca a importância da participação ativa dos gestores nesse processo: “O sucesso do PGA depende do engajamento de todos os setores da nossa universidade.”

Conclamamos a todos os gestores a participarem ativamente desse processo, que reforça seu compromisso com a excelência educacional e a busca constante pela aprimoramento da gestão. O PGA 2024 representa um passo significativo na trajetória da universidade em direção a um futuro ainda mais promissor.

O Balanço deverá ser respondido nos formulários específicos (também  enviados por Comunicação Interna, via SEI).
No dia 19/01, às 10h, a CDIG realizará uma reunião geral (via Microsoft Teams) para passar orientações gerais sobre o preenchimento do Balanço 2023.