Uema divulga Relatório do PGA 2023, confira

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR!

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) acaba de divulgar o Relatório do Plano de Gestão Anual (PGA) referente à temporada de planejamento do ano de 2023. Este documento essencial é o principal meio de execução das diretrizes estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) pela UEMA, sendo uma ferramenta vital para as unidades estratégicas e táticas da Instituição.

O PGA incorpora diversas fontes de informação, incluindo as diretrizes do PDI, os resultados da Avaliação da Graduação (AVALGRAD), a Autoavaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação, assim como avaliações externas realizadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Sua principal finalidade é oferecer uma análise abrangente das potencialidades e fragilidades institucionais, fornecendo a base para a elaboração de planos estratégicos e tomada de decisões que visam aprimorar continuamente a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica. Além disso, o PGA reforça o compromisso social da UEMA como uma instituição pública e gratuita, alinhada com seus objetivos e valores.

O Plano abrange diversas macro categorias orçamentárias que são cruciais durante o processo de planejamento. Na categoria acadêmica, destacam-se itens como bolsas e auxílios, concursos para docentes, diárias e passagens, eventos, MINTER e DINTER, novos cursos de graduação, projetos de ensino, projetos de extensão, projetos de gestão, projetos de pesquisa e pós-graduação, seletivos para docentes e servidor técnico-administrativo. Já na categoria de investimentos, as ações podem concentrar-se em subcategorias como acervo bibliográfico, equipamentos para laboratórios, materiais de consumo, materiais permanentes, obras e manutenções.

Nesta temporada 2023, os membros da comunidade acadêmica e administrativa da UEMA, autorizados a submeter propostas, incluem gestores(as) de unidades, servidores(as) responsáveis pelas unidades, pró-reitores(as), coordenadores(as) e superintendentes. Para submeter propostas, o gestor acessava o link enviado pela Comunicação Interna para a respectiva unidade e preenchia o formulário disponibilizado.

A participação ativa de todos os membros da comunidade acadêmica foi essencial, pois incentivou a contribuição de ideias e propostas para impulsionar a UEMA em direção à excelência educacional e ao alcance de seus objetivos institucionais.

Com a colaboração de todos, a Universidade Estadual do Maranhão continuará a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento educacional e social do estado, oferecendo um ensino de qualidade e promovendo a pesquisa, a extensão e a gestão eficiente em benefício de sua comunidade acadêmica e da sociedade como um todo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR!